quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Paródia e Música



Paródia

A paródia é uma imitação cômica de uma composição literária (também existem paródias de filmes e músicas), sendo, portanto, uma imitação que possui efeito cômico, utilizando a ironia e o deboche. Ela geralmente é parecida com a obra de origem, e quase sempre tem sentidos diferentes.
A paródia surge a partir de uma nova interpretação, da recriação de uma obra já existente e, em geral, consagrada. Seu objetivo é adaptar a obra original a um novo contexto, passando diferentes versões para um lado mais despojado, e aproveitando o sucesso da obra original para passar um pouco de alegria.


Paródia na música

Uma paródia de uma música é a mistura da sua melodia com uma letra diferente.
Para fazer uma boa paródia você precisa formar frases que se encaixem direitinho na composição verdadeira.
A maioria das pessoas que fazem uma paródia coloca humor na letra e/ou na coreografia apresentada. Existem milhares de paródias.
Geralmente o que se mantém é apenas a melodia, e a letra é modificada, ou ainda se mantém letra e melodia, mas é montada uma coreografia diferente ou ainda tirando o sarro da letra original.
Os principais alvos dos compositores de paródias são as músicas que estão fazendo sucesso no momento.


A seguir proponho algumas sugestões de atividade que podem ser desenvolvidas em sala de aula.

1) – Escolha, você Professor, uma música que esteja fazendo sucesso no momento ou que seja de conhecimento de todos. Divida a turma em pequenos grupos ou duplas e proponha que eles façam uma paródia da música proposta por você.
Sugestão de música



2) – Organizando a turma novamente em pequenos grupos, proponha a eles que faça uma paródia com tema e música escolhidos por eles. A apresentação poderá ser feita em sala de aula sem ou com acompanhamento de instrumento musical.





Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Par%C3%B3dia
http://www.sempretops.com/videos/parodias-de-musicas-famosas/

2 comentários:

  1. Parabéns, sou professora de Letras, e seu trabalho é muito criativo! Estou trabalhando o gênero textual, paródia.Pronto, achei minha aula! Obrigada.🤩👏👏👏

    ResponderExcluir