domingo, 22 de junho de 2014

Rashad Alakbarov



          
  Nascido em 1979, Rashad Alakbarov, artista visual originalmente do Azerbaijão é um verdadeiro “mestre de sombras”:
            Formado em 2001 pela Faculdade de Arte decorativa, Azerbaijão Academia Estadual de Belas Artes, utilizando diferentes materiais e objetos translúcidos suspensos, ele usa as sombras e os jogos de luz para criar desenhos nas paredes, que fazem você duvidar de seus sentidos. Uma técnica que exige incrível atenção aos detalhes.


            O artista acaba brincando com a nossa percepção visual e torna bastante complexo o ato de tentar enxergar a composição das suas obras. Você vê os objetos, mas não consegue dizer em que parte da obra entra cada um, de tão criativo é o trabalho de Alakbarov com as sombras dos materiais suspensos.


            Uma luz forte é projetada sobre as paredes através de pilhas de vários objetos, materiais reciclados cuidadosamente selecionados pela sua forma, material, opacidade ou transparência. Embalagem, frascos, caixas, lâmpadas, aviões acrílicas multicoloridas formam esculturas estranhas cujo significado nos escapa até que as manchas são nivelados acima. Sombras surgem, destaca-se nas paredes, se transformar em paisagens, praia arenosa, uma cidade com duas faces, dependendo do ângulo de visão, figuras humanas, as palavras. Trabalho a montante de arquitetura é uma ciência matemática com extrema precisão, o jogo entre as formas e as perspectivas não deve nada ao acaso.

As obras do artista estiveram expostas em Londres, na Galeria de Pury. Veja só:








Fonte:
http://www.parisianshoegals.com/2013/01/art-rashad-alakbarov-shadows-and-light.html
http://nao-questione.blogspot.com.br/2013/09/artista-utiliza-luzes-e-sombras-para.html
(Acesso em: 22 de junho de 2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário