quarta-feira, 5 de março de 2014

Renascimento Cultural

            O Renascimento Cultural foi um movimento que teve seu início na Itália no século XIV, e se estendeu por toda a Europa até o século XVI.
            As conquistas marítimas e o contato mercantil com a Ásia ampliaram o comércio e a diversificação dos produtos de consumo na Europa a partir do século XV. Com o aumento do comércio, principalmente com o Oriente, muitos comerciantes europeus fizeram riquezas e acumularam fortunas. Com isso, eles dispunham de condições financeiras para investir na produção artística de escultores, pintores, músicos, arquitetos, escritores, etc.
O homem é o centro do universo. Assim se pode resumir o pensamento que começou a se difundir entre os artistas que viviam na Itália entre os séculos XIV e XVI.
            Na Europa, muitas coisas já vinham se modificando: a Igreja, que até então tinha muito poder interferindo nas decisões políticas, se enfraquecia; com isso os imperadores passaram a ter mais poder. Surgiram novas cidades, a liberdade de comunicação, circulação de riquezas, progressos tecnológicos e a formação de grandes organizações comerciais e bancárias.
            A vida econômica se transformava. Tudo isso gerava novas ideias, a busca de soluções, a valorização do homem. Agora cabia ao homem descobrir, investigar, raciocinar, pois terminava o periodo em que a igreja pensava por todos e ameaçava com o castigo de Deus aqueles que ousassem pensar por conta própria.
            Essa valorização do homem fez renascer a arquitetura, a literatura, a filosofia, a música, a pintura, a escultura e ajudou a cria uma nova visão política.

Principais características da Pintura Renascentista:

  •   Perspectiva: arte de figura, no desenho ou pintura, as diversas distâncias e proporções que têm entre si os objetos vistos à distância, segundo os princípios da matemática e da geometria.
  •   Uso do claro-escuro: pintar algumas áreas iluminadas e outras na sombra, esse jogo de contrastes reforça a sugestão de volume dos corpos.
  •  Realismo: os artistas do Renascimento não veem mais o homem como simples observador do mundo que expressa a grandeza de Deus, mas como a expressão mais grandiosa do próprio Deus. E o mundo é pensado como uma realidade a ser compreendida cientificamente, e não apenas admirada.
  •   Inicia-se o uso da tela e da tinta à óleo.
Os principais pintores renascentistas: Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rafael e Botticelli.

Principais características da Arquitetura Renascentista:

  •   Ordens Arquitetônicas;
  •   Simetria;
  •   Arcos de Volta-Perfeita;
  •   Simplicidade na construção;
  •   A escultura e a pintura se desprendem da arquitetura e passam a ser autônomas;
  •   Construções; palácios, igrejas, vilas (casa de descanso fora da cidade), fortalezas (funções militares).

Exemplos na França, Paris: Igreja St. Etienne-du-Mont; Igreja St.-Eustache; Fontaine des Innocentes; Pont Neuf. Exemplos na Espanha: Hostal de San Marcos.


O principal arquiteto renascentista:

            Brunelleschi, é um exemplo de artista completo renascentista, pois foi pintor, escultor e arquiteto. Além de dominar conhecimentos de Matemática, Geometria e de ser grande conhecedor da poesia de Dante. Foi como construtor, porém, que realizou seus mais importantes trabalhos, entre eles a cúpula da Catedral de Florença e a Capela Pazzi.

Principais características Escultura renascentista:


  • Buscavam representar o homem tal como ele é na realidade
  • Proporção da figura mantendo a sua relação com a realidade
  • Profundidade e perspectiva
  • Estudo do corpo e do caráter humano

            Em meados do século XV, com a volta dos papas de Avinhão para Roma, esta adquire o seu prestígio. Protetores das artes, os papas deixam o Palácio de Latrão e passam a residir no Vaticano. Ali, grandes escultores se revelam, o maior dos quais é Michelângelo, que domina toda a escultura italiana do século XVI. Algumas obras: Moisés, Davi (4,10m) e Pietá.
            Outro grande escultor desse período foi Andrea del Verrochio. Trabalhou em ourivesaria e esse fato acabou influenciando sua escultura. Obra destacada: Davi em bronze (1,26 m).


     


Proposta de atividade

1) - Sobre o Renascimento, qual das alternativas a seguir é incorreta:
A - (     ) Com o aumento do comércio, principalmente com o Oriente, muitos comerciantes europeus fizeram riquezas e acumularam fortunas. Com isso, eles dispunham de condições financeiras para investir na produção artística de escultores, pintores, músicos, arquitetos, escritores, etc.
B - (     ) O homem é o centro do universo. Assim se pode resumir o pensamento que começou a se difundir entre os artistas que viviam na Itália entre os séculos XIV e XVI.
C - (     ) foi um movimento que teve seu início na Itália no século XIV, e se estendeu por toda a Europa até o século XVI.
D - (   x  ) Movimento cultural europeu, do século XVIII e parte do século XIX, que defende a retomada da arte antiga, especialmente greco-romana,

2) - Qual dos países abaixo é considerado o berço do Renascimento?
A (     ) França
B (  x   ) Itália
C (     ) Espanha
D (     ) Holanda

3) - O Renascimento foi um movimento da História em que ocorreram muitos progressos e incontáveis realizações no campo das artes, da literatura e das ciências, que  superaram a herança clássica.

Considerando o texto acima a respeito do Renascimento, julgue os itens em (C) para certos e (E) para errados:
A- (E) O texto diz que o Renascimento só contribuiu para o desenvolvimento humano no campo das artes.
B - (C) No Renascimento o ser humano se libertou dos fantasmas religiosos e teve a convicção de que também tinha valor.
C - (E) No Renascimento a arte deixou de ser anônima e se tornou individual, ou seja, ó um artista poderia realizá-la.
D - (C) A arte do Renascimento fez com que o observador a admirasse como um todo, ou seja, com um olhar geral sobre a obra.


4) - Na Itália Renascentista quem eram os mecenas?
A (     ) Governantes que atuavam como artistas, fazendo esculturas e pinturas.
B (     ) Pintores que ajudavam financeiramente os burgueses da época.
C (   x  ) Burgueses e governantes que protegiam e patrocinavam financeiramente os artistas renascentistas.
D (     ) Religiosos que perseguiam os artísticas que faziam obras de arte que criticavam os fundamentos da Igreja Católica.

5) - A arte renascentista, de uma forma geral, se caracterizou pela:
A (     ) representação abstrata do mundo.
B (     ) valorização estética dos afrescos da antiguidade egípcia.
C (    x ) aproximação entre arte-pesquisa-inovações técnicas.
D (     ) representação cubista da idéia de Deus.

6) - Quais os principais artistas do Renascimento?



7) - A Pietà é uma obra do período:
A - (     ) clássico romano
B - (     ) medieval
C - (   x  ) renascentista
D - (     ) barroco

8) - Sobre Leonardo da Vinci, é verdadeira afirmar que:
A- (     ) Foi o mais importante escultor e poeta do Renascimento Italiano.
B - (   x  ) Foi um importante pintor, escultor, cientista, estrategista, engenheiro, escritor e físico do Renascimento
C - (     ) Foi um importante governante italiano que patrocinou vários artistas e cientistas do período renascentista.
D - (     ) Foi um importante escultor e pintor italiano do Renascimento, cuja principal obra é Pietá.


9) - Pesquise e transcreva para seu caderno informações biográficas sobre um artista renascentista? Pesquise também por imagens de obra desse artista.





Fonte:
http://www.suapesquisa.com/renascimento/
http://www.girafamania.com.br/historia_arte/historia_arterenascentista.html
 


3 comentários:

  1. Acabo de conhecer e visitar todo o seu blog. Parabéns pela iniciativa!! Muito bom!! Iniciativas como esta só contribuem para uma educação melhor em nosso país!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O foco principal deste blog estava voltado para atender profissionais da área da educação. Hoje percebo que a contribuição vai muito além, pois atende uma demanda diversificada de visitantes.

      Excluir