terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Atividades Musicais - Altura



A altura de uma nota depende da velocidade da vibração resultante do som emitido. A essa velocidade, se dá o nome de frequência, e é medida em Hertz (ciclos por segundo).
Quanto mais alta for a frequência, mas aguda será a nota. Os sons mais graves que conseguimos perceber estão na faixa dos 20 Hz (vibrações por segundo), ou seja, mais baixo (grave) que a nota mais à esquerda de um piano. Já o limite agudo percebido pelo ouvido humano é de aproximadamente 20.000 Hz.

Abaixo, veremos alguns exemplos de atividades que utilizam a propriedade altura:

Atividade 1 :
Tocar no teclado notas graves, médias e agudas, pedindo que no primeiro momento apenas escutem. Ao ouvir as notas graves, os alunos andam agachados, nas notas médias andam normalmente e nas notas agudas andam na ponta dos pés.
Variação: Imitar animais - graves: andar como elefante, médios: andar como macaco e agudos: passarinho.
Objetivos Específicos: Trabalhar a marcha, espacialidade  e expressão corporal.

Atividade 2:
Distribuir cartolinas e tintas. Em cada cartolina, três ou quatro alunos escolherão duas cores, uma escura e outra clara. Tocar no teclado sons graves e agudos. Ao ouvir os sons graves, as crianças devem pintar, de forma livre com a cor escura. E nos sons agudos, pintar com a cor clara.
Objetivos Específicos: Estimular a criatividade, proporcionar a sociabilização e  respeito ao espaço do outro.

Atividade 3 :
Através de ilustrações gráficas ou fotos pedir aos alunos que reproduzam e identifiquem os sons graves e agudos.
Exemplos de figuras: passarinho e leão, bebê e adulto, gráficos que representem ondas sonoras.., etc.
Objetivos Específicos: Estimulação  visual e reconhecimento de fotos e figuras, criatividade ao imitar os sons das figuras.

Atividade 4:
Usar um bambolê e dois instrumentos com alturas diferentes (ex. tambor - grave  e triângulo - agudo). Ao som do triângulo, correr pela sala, ao som do tambor, entrar na toca “bambolê”.
Objetivos Específicos: Estimular a atenção, a movimentação corporal e a percepção auditiva.
Obs.: No lugar do bambolê, pode-se fazer círculos no chão com um giz.


É importante lembrar que as atividades propostas são sugestões e podem ser ampliadas e modificadas, de acordo com os seus objetivos, faixa etária ou material disponível para trabalho.



Fonte:
http://musicasaude.blogspot.com.br/2011/04/atividades-musicais-altura.html

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