quarta-feira, 9 de maio de 2012

Pictograma, Figura Estilizada


Um pictograma ou pictógrafo é um símbolo que representa um objeto ou conceito por meio de desenhos figurativos, é a forma de escrita pela qual idéias são transmitidas através de desenho. Suas origens na antiguidade são a escrita cuneiforme e dos hieróglifos, mas sua principal origem na modernidade foi o sistema de representação pictórica internacional desenvolvida em Viena pelo movimento ISOTYPE.
O tipógrafo franco-suiço Adrian Frutiger criou uma série de estudos sobre pictografia moderna, e desenhou toda a sinalização do aeroporto Charles de Gaulle.
Um exemplo de forma como o pictograma tem se modificado são os Poptogramas (2005) do designer brasileiro Daniel Motta que uniu, com humor, a linguagem do pop art com a dos pictogramas
Atualmente, o uso do pictograma tem sido muito frequente na sinalização de locais públicos, na infografia, e em várias representações esquemáticas de diversas peças de design gráfico. Embora os pictogramas pareçam ser absolutamente auto-explicativos e universais, em realidade, eles possuem limitações culturais. Em se tratando de pictogramas de banheiro, onde o sexo é diferenciado por uma representação de uma figura feminina usando uma saia, ocorrem problemas de identificação por usuários não-ocidentais. Estudos mostraram que homens de culturas em que o uso de saias masculinas é comum, como alguns povos árabes, têm dificuldade em compreender a diferenciação entre sexos em pictogramas ocidentais.

Característica do pictograma

Uma das suas principais características é serem simples e com formas cheias em vez de apenas contornos. Devem ser legíveis, mesmo a reduzidas dimensões mas também legíveis a longas distâncias e em ambientes com condições degradadas. A literatura sugere que pictogramas concretos (por exemplo: ilustrativos) são mais facilmente compreendidos do que os abstratos ou arbitrários que, quase sempre, necessitam de aprendizagem.


            Veja diferentes modos de representar o sol, estilizados por diferentes artistas.

Veja alguns poptograsmas feita por Daniel Motta representando banda musicais.
Os poptogramas são pictogramas relacionados à cultura pop. Ou seja: pictogramas+cultura pop+música = Poptogramas. Simples assim.


É com você!

1) - Talvez você já tenha visto algumas dessas figuras apresentada a seguir. Tente descobrir o significado de cada um deles. Cite locais onde esses símbolos podem ser vistos.

2) - Pesquise em jornais, revistas, livros, internet etc. diferentes estilizações (pictogramas) e em que eles são empregados. Seja um bom observador, pois sua pesquisa também pode ser feita quando você estiver em lojas, rodoviárias, supermercados, ruas, lanchonetes...
3) – Use a criatividade e crie suas próprias figuras estilizadas. A seguir, temos algumas sugestões de temas.

*Silêncio: pessoa dormindo                                                        * Proibido o mau-humor
*Entre: cachorro manso
*Férias a vista                                  *Hora de estudar


4) - Nas olimpíadas, diferentes modalidades esportivas são disputadas por atletas do mundo todo. Cada esporte é representado por um símbolo que, além de ajudar em sua identificação, também orienta os atletas, os repórteres e o público sobre os locais onde ocorrem as competições.
Observe atentamente cada pictograma (figura estilizada) e identifique a qual esporte olímpico se refere.



Fonte:
Linguagem, criação e interação. Editora Saraiva
Arte e Comunicação. Orlando Fleitas. Editora FTD
http://minimizar.wordpress.com/page/8/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pictograma

Um comentário: