domingo, 6 de maio de 2012

Impressionismo


O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século XX.
Impressão, nascer do sol.Monet
Surgido na França no final do século XIX, foi um movimento artístico que passou a explorar, de forma conjunta, a intensidade das cores e a sensibilidade do artista.  Criou uma nova visão conceitual da natureza utilizando pinceladas soltas dando ênfase na luz e no movimento.  O termo impressionismo surgiu devido a um dos primeiros quadros de Claude Monet (1840-1926) Impressão - Nascer do Sol, por causa de uma crítica feita ao quadro pelo pintor e escritor Louis Leroy "Impressão, Nascer do Sol - eu bem o sabia! Pensava eu, se estou impressionado é porque lá há uma impressão. E que liberdade, que suavidade de pincel! Um papel de parede é mais elaborado que esta cena marinha". A expressão foi usada originalmente de forma pejorativa, mas Monet e seus colegas adotaram o título, sabendo da revolução que estavam iniciando.
Os impressionistas buscavam retratar em suas obras os efeitos da luz do sol sobre a natureza, por isso, quase sempre pintavam ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor as nuances da luz. A ênfase, portanto, era dada na capacidade da luz solar em modificar todas as cores de um ambiente, assim, a retratação de uma imagem mais de uma vez, porém em horários e luminosidades diferentes. Assim sendo, era comum um mesmo motivo ser retratado diversas vezes no mesmo local, porém com as variações causadas pela mudanças nas horas do dia e nas estações ao longo do ano. O impressionismo explora os contrastes e a claridade das cores, resplandecendo a ideia de felicidade e harmonia.

Catedral de Rouen em Pleno Sol- Claude Monet 

Para os impressionistas, os objetos deveriam ser retratados como se estivessem totalmente iluminados pelo sol, valorizando as cores da natureza. Além disso, as figuras não deveriam ter contornos nítidos e o preto jamais poderia ser utilizado; até as sombras deveriam ser luminosas e coloridas.

Características do impressionismo nas artes plásticas:

- Ênfase nos temas da natureza, principalmente de paisagens;
- Uso de técnicas de pintura que valorização a ação da luz natural;
- Abandono do claro-escuro;
- Valorização da decomposição das cores;
- Largas pinceladas, definindo as figuras;
- Pinceladas soltas buscando os movimentos da cena retratada;
- Uso de efeitos de sombras coloridas e luminosas;
- Inspiração no Realismo – somente o que se vê é pintado;
- Uso de cores puras diretamente na tela. Eles não mais misturavam as tintas na tela, a fim de obter diferentes cores, mas utilizavam pinceladas de cores puras que colocadas uma ao lado da outra, são misturadas pelos olhos do observador, durante o processo de formação da imagem.

Características do impressionismo na música:

- Composições que buscam retratar imagens;
- Títulos de peças que remetem a paisagens naturais;
- Melodias sensuais e etéreas.

Os principais artistas impressionistas foram Claude Monet, Edouard Manet, Auguste Renoir, Camile Pissaro, Alfred Sisley, Vincent Van Gogh, Edgar Degas, Cézanne, Caillebotte, Mary Cassatt, Boudin, Morisot, etc. Podemos dizer ainda que Claude Monet foi um dos maiores artistas da pintura impressionista da época.

Principais artistas impressionistas e suas obras:
Claude Monet - incessante pesquisador da luz e seus efeitos, pintou vários motivos em diversas horas do dia, afim de estudar as mutações coloridas do ambiente com sua luminosidade.
Obras Destacadas: Mulheres no Jardim, Catedral de Rouen em Pleno Sol, Estuário do Sena, Impressão, Nascer do Sol, Ponte sobre Hève na Vazante, Camille, O vestido verde, A floresta em Fontainebleu,  Navio deixando o cais de Le Havre, O molhe de Le Havre.
   Terraço em Ste-Adresse                      Mulheres no Jardim             Mulher com sombrinha

Edgar Degas - sua formação acadêmica e sua admiração por Ingres fizeram com que valorizasse o desenho e não apenas a cor, que era a grande paixão do Impressionismo. Além disso, foi pintor de poucas paisagens e cenas ao ar livre. Os ambientes de seus quadros são interiores e a luz é artificial. Sua grande preocupação era flagrar um instante da vida das pessoas, aprender um momento do movimento de um corpo ou da expressão de um rosto. Adorava o teatro de bailados.
Obra Destacada: O Ensaio, Retrato da família Bellelli, Cavalos de Corrida numa Paisagem, Cavalos de Corrida, Retrato de duas meninas, Paisagem, A banheira, A primeira bailarina.


 Cavalos de Corrida numa Paisagem                     Cavalos de Corrida                                 Retrato das duas meninas
                                                                                                                                                                        Diante das Tribunas 


Auguste Renoir - foi o pintor impressionista que ganhou maior popularidade e chegou mesmo a ter o reconhecimento da crítica, ainda em vida. Seus quadros manifestam otimismo, alegria e a intensa movimentação da vida parisiense do fim do século XIX. Pintou o corpo feminino com formas puras e isentas de erotismo e sensualidade, preferia os nus ao ar livre, as composições com personagens do cotidiano, os retratos e as naturezas mortas.
Obras Destacadas: Baile do Moulin de la Galette, Mulher com sombrinha, O Camarote, Madame Georges Charpentier e suas filhas, Remadores em Chatou, Elizabeth e Alice de Anvers, A dança em Bougival, Mulher amamentando, As grandes banhistas, Menina com espigas, Menina jogando criquet, Ao piano, Odalisca, Retrato de Claude Renoir, Banhista enxugando a perna direita.
 
       Menina com Espigas                   Veleiros em Argenteuil                       As grandes Banhistas
  
Édouard Manet - Os romanos, A decadência, O bebedor de absinto, Retrato do Sr. e Sra. Auguste Manet,  O homem morto,  A música na Tulheiras, Rapaz em costume espanhol, Almoço na relva, Olympia, A ninfa surpresa, A leitura, O tocador de pífano, A execução de Maximiliano,  Retrato de Émile Zola, Berthe Morisot de Chapéu Preto.

          Almoço na Relva                O Bebedor de Absinto       Retrato do Srº e Srª Manet  
 
Seurat - Mestre no pontilhismo. Obra Destacada: Tarde de Domingo na Ilha Grande Jatte.
   O Sena na Grande Jatte         Tarde de Domingo na Ilha Grande Jatte


             O Circo
No Brasil, o representante máximo do impressionismo foi Eliseu Visconti, ele já não se preocupa mais em imitar modelos clássicos; procura, decididamente, registrar os efeitos da luz solar nos objetivos e seres humanos que retrata em suas telas. Ganhou uma viagem à Europa, onde teve contato com a obra dos impressionistas.

Principais pintores impressionistas brasileiros:

- Eliseu Visconti: Mamoeiro, Dia de Sol, Na Alameda Teresópolis, Trigal e Maternidade.
  
             A Carta                                        Moça no Trigal                                   Maternidade                  

- Almeida Júnior: O Violeiro, Moça com livro, Arredores do Louvre, Fuga para o Egito, O descanso do modelo, Leitura, A Partida da Monção.




Caipira picando fumo                       O Violeiro                                        Moça com livro 

- Henrique Cavalleiro: A parisiense, Jardim de Luxemburgo e Nu.
         Jardim de Luxemburgo                          A Parisiense                        Mulher e flores

-Raquel Taraborelli: Campo de Papoula, Casa de Dora, Sol na Varanda com Girassóis, Entardecer sob a videira.



Girassóis em Vaso Azul                                Casa de Dora                            Girassois em vaso azul

 Fonte:
http://www.brasilescola.com/artes/impressionismo.htm
http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/impressionismo.htm http://www.historiadaarte.com.br/impressionismo.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Impressionismo
http://www.maguetas.com.br/impressionismo.php

Um comentário: