segunda-feira, 26 de março de 2012

Jogos Teatrais

Jogos Teatrais é o termo utilizado em português para designar qualquer estrutura de jogo que possa ser utilizado no teatro, seja dramático (a partir de textos de teatro), cenas, esboços ou improvisações, ou também na forma de jogos lúdicos ou brincadeiras.
Em uma forma mais específica, Jogos Teatrais são a designação dos jogos improvisacionais desenvolvidos para fins de preparação de atores profissionais ou na utilização do teatro para iniciantes ou mesmo nas atividades escolares.

JOGO 1 __________________________
  • Peça às pessoas que tragam de casa um objeto pessoal que gostem muito, desde de que não seja um objeto de grande valor, e que tenha tamanho suficiente para caber numa caixa ou num saco de médio porte, que o organizador irá providenciar.
  • Peça para cada um falar um pouco sobre a importância daquele objeto em sua vida.
  • Em seguida, peça às pessoas que depositem os objetos na caixa ou no saco, que por sua vez, deve ser colocado no centro da roda. Se for possível, numa área mais ampla, como o pátio de uma escola, ou um parque, etc.
  • Peça às pessoas que se sentem em círculo em volta da caixa ou saco.
  • O professor/coordenador iniciará uma narrativa oral qualquer, que todos deverão ouvir atentos.
  • Num dado momento, no meio dessa história, o professor/coordenador irá parar de narrar.
  • Em seguida escolherá uma  pessoa (já no papel de jogador) que se levantará e irá se dirigir até o centro do círculo, e sem olhar para dentro da caixa ou saco, irá retirar de lá um objeto que deverá ser introduzido por ele nessa narrativa que foi iniciada pelo professor/coordenador. A história deverá ser, daquele momento em diante, desenvolvida por ele até uma segunda ordem do coordenador.
  • Mediante ordem do professor/coordenador, outro jogador será escolhido para ir ao centro do círculo, retirar outro objeto, e da mesma forma que o primeiro, dar continuidade à narrativa até que o coordenador escolha outro, e assim por diante. De modo que todos os jogadores participem da narrativa oral, que será construída socialmente.

Objetivos
1) Levar as pessoas ao domínio da modalidade oral da língua culta.
2) Desenvolver a rapidez de raciocínio.
3) Capacitar as pessoas para a exposição oral de narrativas, bem como de seminários em qualquer disciplina.
4) Iniciar o desenvolvimento da habilidade oratória.

Observação:
Uma das regras mais importantes desse jogo é que, durante a exposição de cada jogador, o objeto que ele colheu na caixa, obrigatoriamente, deverá ser introduzido na história.
Esse é um excelente exercício para desenvolver as habilidades da modalidade oral da língua culta. Este jogo poderá ser incrementado com novas regras a cada partida, com o intuito de atingir um novo grau de dificuldade. Por exemplo: numa outra rodada, exija do jogador que dará continuidade à narrativa que ele inicie sua fala utilizando a última palavra dita pelo jogador anterior.
Progressivamente coloque como regra a proibição do uso excessivo de “muletas” lingüísticas tais como: “aí”, “aí, né”, “então, né”, “tipo assim” etc. Em substituição, oriente os jogadores a utilizarem expressões como: “neste momento”, “nesta altura”, “dali alguns minutos”, “…algumas horas decorridas deste fato”, “dali a pouco”, “de repente”, “quando de repente” etc.
Sabido que o “né” (contração de não é) é um marcador conversacional de uso muito comum na modalidade falada da língua. Sendo assim, seria aparentemente contraditório pedir às pessoas que, na exposição oral da narrativa, o substituísse por outra expressão. Todavia, essa aparente contradição se dissipa se levarmos em conta que a atividade proposta inclina-se muito mais para a elaboração de textos formais, de criação literária, enquanto que o uso do marcador conversacional “né” é encontrado com maior freqüência em atividades lingüísticas cotidianas mais espontâneas, tais como a conversação entre amigos, ou seja, em situação de uso menos formal.

JOGO 2 ___________________________
EXPRESSÃO VOCAL – este exercício se faz também em aulas de canto, é ótimo para o ‘desenrolar’ da língua.
Repetir rápida e lentamente, alto e baixo, frases como:
- O tamborineiro tamborilava em seu tamborim.
- O doce falou pro doce que o doce mais doce é o doce da batata doce.
- O vestidinho de bolinha da lucinha era bonitinho e sem preço.
- Em um pote há uma aranha e uma rã, nem a rã arranha a aranha, nem a aranha arranha a rã.
- O conglo conglomerava no congo.

JOGO 3 __________________________

ESTÁTUA
Objetivo: conhecimento da técnica do estático, muito utilizado nas dramatizações.
  • Os participantes estarão andando pelo salão, ao seu sinal, ele paralisarão com expressão facial e corporal sentimentos como alegria, tristeza, medo, pavor, ira, orgulho, cinismo, desanimo, desprezo, etc, estes sentimentos ao seu sinal, você irá falar. Pode se fazer em dois grupos, para que um grupo olhe e observa a expressão do outro, e você analisa junto o que faltou, o que melhorou,etc.


JOGO 4 __________________________

ESPELHO
Objetivo: Adquirir o engrossamento do grupo nas cenas.
  • Cada componente do grupo escolherá um parceiro, onde um será o espelho e o outro o comando. O espelho deverá repetir os gestos e movimentos do comando como: pentear-se, pular, expressar caretas, abaixar, etc. simultaneamente. Depois o espelho passará a ser comando e o comando espelho.

JOGO 5 ___________________________

RELAXAMENTO
Todos estarão sentados confortavelmente, em absoluto silencio, numa sala pouco iluminada e com um som ambiente, serão seguidos os movimentos indicados pelo líder.
  • Todos deverão sentir os dedos e as plantas dos pés, relaxando-se ao máximo. Respirar profunda e suavemente.
  • Afrouxar os músculos das pernas e joelhos.
  • Fazer o mesmo com o abdome, imaginando ainda que uma grande suavidade envolve os órgãos digestivos.
  • O mesmo com o tórax, os ombros, e a nuca mais demoradamente.
  • Amolecer os braços as palmas das mãos e os dedos.
  • Relaxar o couro cabeludo, e tirar do rosto qualquer ruga de preocupação
  • Imaginar um lugar lindo e tranqüilo, como um amanhecer no campo.
  • Pedir a todos que bocejem e se espreguicem lentamente como gatos.

JOGO 6  ___________________________
Faça o grupo imaginar as diferenças no modo de andar, falar e agir e suas fisionomias, entre jovens,bebes, bêbados, animais, idosos...depois o grupo de pé na sala vai expressar livremente estes modos conforme você fala a mudança: O Velho, O bebê, o cego, o pássaro, o gato, o lenhador, o músico pianista, o violinista, o cantor, o pintor, a lavadeira, a mamãe, o papai,etc..

JOGO 7  ___________________________
Colocar uma música de natureza, deixar que deitem no chão se quiserem, falar bem baixinho para eles fecharem os olhos, sentir que estão caminhando num bosque lindo, escutando todos os sons da natureza, respirar fundo e tentar sentir o cheiro de verde da natureza, imaginar-se tirando uma fruta que mais gosta de uma árvore ,morder e tentar sentir seu sabor, imaginar-se neste bosque deitado na grama limpa, perceber o que vê além da copa das árvores, além de montanhas lá longe, além do fundo do lago ou rio....
Depois pedir pra fazerem um desenho rico em detalhes sobre o que viu,sentiu,ouviu....


JOGO 8  ___________________________
Objetivo: Ampliar as possibilidades de expressão.
§         Falar o seu nome cantando.
§         Falar o seu nome cantando e batendo palmas.

JOGO 9  ___________________________
Objetivo: Ampliar as possibilidades de expressão.
§         Caminhar, livremente, e ao ouvir o nome de um animal, imitá-lo. Primeiramente só com movimentos corporais e depois introduzindo o som característico.
§         Caminhar, livremente, e quando a música parar, fazer a estátua do animal falado pelo professor.
§         Imitar o andar de um animal no ritmo de palmas ou batidas de um tambor.

JOGO 10  _________________________
Objetivo: Desenvolver a atenção e a concentração.
  • Um grupo de 5 ou 6 alunos monta uma cena (festa de aniversário, partida de futebol, etc). Pode-se usar ou não objetos. Após a cena pronta, todos ficam imóveis. O restante do grupo observa e tenta descobrir do que se trata. Pode-se fazer este jogo com notícias de jornal.

JOGO 11  _________________________
Objetivo: Desenvolver a sensibilização.
  • O professor passa uma bola de jornal dizendo tratar-se de um pássaro ferido. O “pássaro” irá de mão em mão, cada um deve recebê-lo com cuidado, atentando para o peso da ave, que deve ser imaginado pelo aluno e para sentimentos como pena, carinho, atenção.
JOGO 12  _________________________
Objetivo: Trabalhar a expressão corporal.
  • Agachado, encher o seu corpo como se fosse um balão. Conforme vai enchendo, o aluno vai se levantando.
  • Repetir o jogo, estourando ao ficar bem cheio.

JOGO 12  _________________________
Objetivo: Trabalhar a expressão corporal.
  • Caminhar como se fosse um balão cheio. De repente sopra um vento e o balão fica preso na copa de uma árvore (usar paredes e móveis da sala). O balão tenta sair e não consegue. O tempo passa e o balão vai murchando, até esvaziar por completo, caindo no chão.
   
JOGO 12  _________________________
Objetivo: Desenvolver a percepção.
  • Caminhar sobre diferentes tipos de solo (escorregadio, quente, gelado, pedregoso, com poças, com obstáculos, etc).

Fonte:
http://solangelbf.blogspot.com.br/2008/02/vai-aqui-umas-dicas-de-dinmicasjogos.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogos_teatrais
http://www.projetospedagogicosdinamicos.com/jogos_teatrais.html

9 comentários:

  1. e que jogo a gente usa para improviso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende muito do objetivo que você pretende alcançar. A partir dai pode-se propor vários jogos de improviso. Vou pesquisar novos tipos de jogos e em breve publicarei. Um forte abraço!!!

      Excluir
  2. muito legal! vou usar varios com meus alunos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já apliquei alguns desses jogos tanto com professore quanto com alunos e o resultado foi muito bom. Um cheiro em teu coração!

      Excluir
  3. Olá,sou aluna do curso de Teatro,e gostaria (se possível),que você me indicasse jogos que podem ajudar no aprendizado da linguagem.Claro que a maioria,porém,você sabe de alguns específicos,ou seja,que enfoca isso?

    ResponderExcluir
  4. amei seus planos pois estou trabalhando teatro e dança e estou perdida e quero me achar !obrigada
    Araguatins .to

    ResponderExcluir
  5. tenho certeza q c/ seus planos vou melhorar bastante meus conhecimentos no dia a dia na sala de aula obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Em breve estarei postando novas sugestões de Jogos teatrais. Espero que goste!

    ResponderExcluir