quarta-feira, 2 de março de 2011

História da Maquiagem

 O nome maquiagem ou maquilagem vem do francês maquiller, que significa pintar o rosto. Mas no inicio teve outras funções interessantes. Talvez o registro mais antigo, e mais significativo, que temos na história da maquiagem seja mesmo os egípicios. Foram eles os primeiros a incorporar a maquiagem aos rituais diários de beleza e higiene, como os famosos banhos em leite de burra e máscaras de argila de Cleópatra, milênios antes de Cristo. Segundo a lenda, os egípcios pintavam os olhos com pigmento preto (Khol) para se protegerem dos olhares diretos de outros e em direção ao deus Ra. O khol era uma mistura do mineral malaquita com carvão e cinzas. Ou seja, foi o primeiro tipo de maquiagem mineral da história da humanidade!
Depois os chineses inventaram o pó-de-arroz, na idade Média, os japoneses tiveram a idéia de usá-lo para uniformizar o rosto das mulheres, obter a aparência extremamente clara. Pois com todas iguais evitava-se confrontos e ciúmes entre os homens. Aplicava-se no rosto, um pó espesso e argiloso feito de farinha de arroz, chamado oshiroi muito visto na maquiagem da gueixa até nos dias atuais.. 
Enquanto isso no Ocidente a maquiagem era sinônimo de pecado, porque incitava ao sexo. Pintar o rosto cabia somente às prostitutas.
Acredita-se que o rouge (equivalente ao blush nos dias de hoje) tenha surgido na Grécia, da mistura de pigmento vegetal vermelho com gorduras e era usado para corar as bochechas.
O costume de maquiar-se foi abandonado durante a idade média na Europa, nesse período a vaidade não era vista com bom olhos e a religião desaprovava. A maquiagem já foi passível de punição semelhante a da bruxaria!
 No início da década de 1920 a maquiagem realmente se popularizou e tomou o mundo! Infelizmente, durante a segunda guerra mundial, a escassez de produtos e matéria prima levou as mulheres a produzirem os próprios cosméticos e, praticamente, lutarem por um batom ou vidro de esmalte!
As divas do cinema no anos 30 arrasavam corações com sobrancelhas finíssimas e os olhos esfumaçados de preto.
Nos anos 50 a maquiagem ressurge com força, com lábios realçados, delineador, cílios postiços e sombras em tons pastéis! A  maquiagem deixou a mulher mais feminina, como a inesquecível Marilyn Monroe que usava maquilagem clara e pintava lábios vermelhos intensos, atraindo e intensificando sua feminilidade, enlouquecendo os homens com sua boca vermelha e pele perfeita.
 Os anos 60 e 70 foram caracterizados pela liberdade de expressão e pelo exagero. Nos anos 80 a moda dividiu-se, de um lado mulheres supermaquiadas e do outro maquiagem clean, conforme a tendência do culto ao corpo e valorização do natural.
 Dos anos 90 até os dias de hoje a maquiagem só evoluiu! Ganhamos mais produtos específicos para cada tipo de pele e novas texturas, cores e efeitos surgem todos os dias graças à tecnologia!
Atualmente a maquiagem é utilizada não somente com o único propósito de embelezar o rosto feminino. Em muitas profissões, o uso da maquiagem se faz necessário, entre eles podemos citar os artistas de TV, teatro, os palhaços de circos, e outros. 


3 comentários: